sábado, 4 de maio de 2024

JEAN-CLAUDE FOREST - BICOT e BARBARELLA

Tropecei, numa das páginas de venda de BD e reparei neste "Bicot" sem qualquer entusiasmo. Numa vistoria mais pormenorizada vejo no fundo da capa do lado esquerdo na letra F! Fiquei curioso e fui pesquisar quem era este Bicot e quem o desenhou! A minha surpresa foi total: o autor deste álbum foi o Jean-Claude Forest, esse mesmo, o autor de Barbarella! (Ainda pensei que o F fosse de Franquin!) Foi um misto de alegria e outra coisa qualquer. Forest é um dos autores de BD que mais aprecio! Só tenho um álbum de Barbarella, o da imagem 2! São raros de encontrar. Sei que tenho também, um pequeno livro agrafado, de publicidade a um medicamento deste autor! Está encaixotado algures em casa! Do Bicot, parece que só existem três histórias. É fraquinho, típico da data em que foi publicado; 1959!! Mas hei-de ter os outros dois!
Jean-Claude Forest, despareceu em 1998 mas deixou-nos cinco álbuns de Barbarella, uma BD erótica! Da Barbarella - desenhada à imagem de Brigitte Bardot, também temos o filme com Jane Fonda (ambas passadas a ferro" por Roger Vadim) que, também poderia sair em jeito de álbum dos filmes do Tintin! São três, creio!
Da Barbarella, são cinco álbuns da Dargaut, colecção 16/22, que poderiam ser reeditados. São SÓ cinco e há muitas histórias à volta dos personagens que compõem todo o universo da rapariga!
Nota: não sei se Forest e Franquin se conheceram mas o Bicot e seus amigos intitulavam-se o grupo... Ran Tan Plan!



3(Forest)

2(Forest)

1(?)


5


4


3


2


1


Sem comentários: