sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Zé Manel



Chamavam-se Robert, Nicole e o cãozinho Patapouf! Eram os heróis ilustrados do meu livro da disciplina de francês dos idos anos 70! Estas ilustrações foram a minha primeira grande paixão pela ilustração e banda desenhada. Eu tinha uns 11 ou 12 anos e não sabia que o autor destes excelentes desenhos não teria sequer atingido os 20 anos de idade! O autor era conhecido por Zé Manel! Tornou-se uma referência para mim! Quis o destino juntar-me a ele, na tertúlia dedicada a estas coisas da BD e ilustração, ali no Parque Mayer no restaurante da Gina! O homenageado era, naquele dia, o Zé Oliveira!

Zé Manel estava sentado ao meu lado. Desenhava qualquer coisa na toalha de papel. Pedi-lhe se podia ficar com aqueles rabiscos. - Oh pá...Isto? Eu desenho-te uma coisa melhor! - O enorme Zé Manel ia desenhar qualquer para mim!!! Não desenhou! Isto é tudo pessoal de cabeça no ar! Eu tinha alguma culpa no cartório. Acabava de dar o pontapé de saída a um comic jam e que perdura até hoje na Tertúlia! Foi em 2008!
O Zé Manel deixou-nos mas deixou-nos as gajas! O Zé Manel desenhava gajas como ninguém!


Sem comentários: