terça-feira, 13 de agosto de 2019

Explicando arte!




"A Teoria do Calhau"!

Quando me perguntam porque valem tanto dinheiro certas pinturas(obras de arte), respondo-lhes com a minha teoria. Para quem não entende nada de arte e o porquê dos valores praticados, tive de inventar uma explicação básica para as pessoas começaram a entender que a arte gera dinheiro e não, nem toda a gente morre miseravelmente. Eu podia ir para o muro de uma praia qualquer deste país e garanto-vos que ganharia muito mais (talvez o dobro!) do que ganho como funcionário público! Não vou proque falta-me "lata"! Eu também invisto em arte, quando o dinheiro sobra. Sobrava! Compro serigrafias, gravuras e poucos "óleos" e aguarelas!
A teoria do calhau reza assim: Vou por um passeio fora e encontro uma calhau muito engraçado, bonito até. Levo-a para casa e faço-lhe uns cortes com uma rebarbadora e posso, a partir dali, chamar-lhe escultura. Um amigo(a) vem a casa e diz que o calhau é muito giro e pede-mo. Digo que o vendo, se quiser! Quer! O calhou é vendido. A amiga(o) diz-me um ano depois que o calhau, o tal, foi vendido pelo dobro do que eu tinha recebido. Fiquei chateado mas...
Um dia, abro o jornal e dou de caras com uma foto de "o calhau" em exposição, juntamente com outros calhaus, pertença de um gajo que colecciona calhaus! Estão a ver o filme? Pois! O calhau atingiu já, um preço exorbitante! Agora não é calhau! É arte! O calhau mudará de mãos várias vezes, enquanto houver apreciadores de arte. E investidores!
Mesmo aquelas pessoas que compram quadros chinocas nas feiras, são amantes de arte. Compram porque gostam. Se é investimento? Não é! Mas compram, dou valor a isso e... não fico chateado!
Para finalizar, não me venham com a tanga do "não gosto de arte"! O pipi David Carreira é artista!

Sem comentários: