quinta-feira, 2 de julho de 2020

Gino Gavioli

A partir de hoje esta página será também sobre Bandas Desenhadas de outros autores! Está aberta a comentários mas sem pentelhos intelectualóides associados! Humor também é BD e em Portugal, tirando 3 ou 4 títulos, está arredado das prateleiras das livrarias.
Assim segue já o comentário um livro, usado, que comprei recentemente, o "Heróis em Pantufas".
Conheci o desenho de Gavioli há muitos muitos anos no velhinho Mundo de Aventuras. Nunca mais me esqueci do traço. O nome do autor varrera-se da memória. Só que, vendo um desenho animado de Bruno Bozzetto e pensando que era ele o autor dos desenhos da minha juventude fui pesquisar e afinal era outro; este chamava-se Gino Gavioli! Comprei o Herói em Pantufas(Eroi en Pantofole) e lá estive eu perdido a vasculhar minusiosamente os desenhos. As leituras ficam para depois! Sempre! Este livro, das Edições Paulistas, traz na capa o nosso Camões! Como já tinha visto a capa do original italiano, achei estranho. Achei estranho porque o desenho de Camões na capa era diferente do traço de Gavioli e ainda para mais quem é que sabe quem era Camões por esse mundo fora? Na edição em português a BD sobre Camões está na página 53! Fui ver e...ó desgraça! Não havia necessidade! Não é desenho de Gino Gavioli! Topa-se logo! Num palavreado introdutório de 3 páginas de João Boneto(?), para além dos autores originais(texto e desenho), constam também Lúcio Tomás, José António Olivar e Eugénio Navarro. Quem foi destes o autor da página sobre Camões? Não sei! Os nomes não me dizem nada. Data inexistente, talvez anos 70! Como diria o outro: não havia necessidade!

Sem comentários: